Alunos do 5º Ano participam de aula sobre a decomposição dos alimentos

fevereiro 25, 2019

Foi ministrada uma aula no Laboratório de Ciências com as turmas do 5° Ano “A” e “B” sobre a decomposição dos alimentos. Na ocasião, os experimentos foram realizados nos dias 11 e 12 de fevereiro e a análise dos resultados nos dias 18 e 19 do citado mês. A referida aula teve como objetivo geral compreender por que os alimentos se decompõem, e como objetivos específicos realizar o experimento em grupos; desenvolver o conhecimento do método científico através da prática; analisar os resultados e observar os fungos existentes nos alimentos através do microscópio.

A metodologia utilizada deu-se por meio da divisão das turmas em quatro grupos, onde os mesmos observaram o preparo de uma mistura de amido de milho com leite. Inicialmente eles visualizaram a fervura do leite, para assim eliminar os microrganismos existentes na mistura, sendo este, distribuído em quatro copos: um deles foi exposto ao ar livre destampado, outro exposto também ao ar livre, porém vedado com papel filme, outro guardado na geladeira aberto e o último que foi depositado na geladeira vedado com o papel filme. Tudo isso para que após sete dias os copos com os recipientes fossem observados e analisados separadamente com o propósito de se chegar à conclusão de como o alimento se decompõe.

Passados os sete dias, a observação realizou-se no Laboratório de Ciências da escola e cada grupo pode visualizar, no microscópio, o que aconteceu com o alimento em seus referidos copos. Por conseguinte, constatou-se que, unindo a teoria com a prática, há uma aprendizagem consistente e significativa, sendo o conhecimento mediado e absorvido de forma mais prazerosa pelos discentes envolvidos no experimento.