Aulas práticas dinamizam aprendizagens nos alunos do EST

fevereiro 27, 2019

Para dinamizar a aprendizagem o Educandário Santa Teresinha realiza atividades alternativas para que seus alunos compreendam melhor o conteúdo e entendam que é possível aplica-lo no cotidiano. Nessa perspectiva o professor Rafael Lopes, já conhecido por suas atividades experimentais, levou os alunos para discutirem sobre a óptica geométrica fora de sala de aula, e trouxe a abordagem do conteúdo juntamente com várias arguições dos alunos.

Os alunos da 2ª Série do ensino médio, durante a aula de Óptica Geométrica, foram convidados pelo professor Rafael, Física, a calcularem a altura da Capela de Santa Teresinha, ao lado da instituição, usando os recursos que eles tinham no momento. Sem fita métrica suficiente os alunos usaram um espelho e uma régua de 30 cm e os princípios da Óptica Geométrica para mensurar a medida.

Em outro momento os alunos fizeram uma câmara escura e explicaram o funcionamento precursor das câmeras fotográficas e filmadoras. “No pátio do colégio fomos convidados a entrar na câmara escura feita pelos alunos de um grupo e ver a imagem do colégio sendo formada no interior da caixa, meio embaçada e de cabeça para baixo, mas isso deu para nos fazer entender o quanto já evoluímos com as fotografias e o quanto as leis da Física são importantes para essa evolução”, disse um dos participantes.

Recentes