Histórico

O Educandário Santa Teresinha, está situado na Rua Visitador Fernandes, nº 78, no Centro da cidade de Caicó / RN. A Escola apresenta as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino Médio, iniciando do Nível I.

Dom José Pereira Alves, Bispo de Natal em 1925, tinha o desejo de fundar, em Caicó, uma escola para meninas. Ir. Teresina Werner, juntamente com mais 8 Irmãs, Filhas do Amor Divino, assumiu esta missão e no dia 11 de outubro de 1925 chegaram a Caicó decididas a enfrentarem o desafio. Na época, o Prefeito da cidade, Sr. Cel. Joel Damasceno colocou a sua residência (hoje biblioteca pública) a disposição das Irmãs.

Com a ajuda de Deus, do Governador do Estado, Dr. José Augusto, do Cônego Celso Cicco e de outros caicoenses ilustres, as religiosas iniciaram no dia 01 de fevereiro de 1926 o ano letivo, com 72 alunas. O Ginásio recebeu o nome de Santa Teresinha por coincidir com o ano da canonização daquela Santa francesa.

Desde os primórdios, nossa escola vem se empenhando para atender às necessidades da família seridoense. Nos primeiros anos de sua existência a luta foi árdua. Porém o Ginásio Santa Teresinha conseguiu firmar-se nos círculos educacionais de Caicó, graças à tenacidade, ao zelo, dinamismo e espírito missionário das Irmãs, orientadas pela ardorosa Teresina Werner.

Ocorrências Significativas:

  • 1941 – Foi criado o Curso Comercial de Contabilidade, sendo este oficializado em 1948;
  • 1947 – Foi oficializado o Curso Ginasial e também criado, através do Bispo Dom José Delgado de Medeiros, a Escola Doméstica Darci Vargas, que tanto beneficiou a mulher caicoense;
  • 1951 – Até este referido ano a escola atendia somente ao sexo feminino;
  • 1952 – A partir desse ano a escola abriu espaço para atender o sexo masculino;
  • 1971 – A designação de Colégio foi substituída por Educandário Santa Teresinha;
  • 1997 – Até este ano a Escola oferecia da Educação Infantil ao Ensino Fundamental;
  • 1998 – Carregando em sua história as marcas da tradição, qualidade e credibilidade, demos mais um passo no crescimento educacional de Caicó e criamos o Ensino Médio, com o objetivo de dar continuidade à formação integral do nosso educando.

O trabalho de evangelização sempre foi uma marca significativa e um diferencial em nossa Escola. A mesma está voltada para a formação integral do educando, propiciando-lhe o acesso aos conhecimentos científicos e à vivência de valores primordiais tais como: respeito, justiça, ética, responsabilidade, solidariedade e fé, tendo como objetivo a formação do homem total, preparado para construir uma sociedade mais justa e fraterna, de acordo com as leis vigentes do país, sob a inspiração dos valores e dos princípios cristãos.

Dessa forma, 09 décadas já foram devotadas à Educação e Evangelização de Caicó e de toda Região do Seridó, formando cidadãos competentes nas diversas áreas profissionais.