Quaresma: Tempo de reflexões e orações

março 06, 2019

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, importante celebração da ressurreição de Jesus Cristo e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Esse tempo de penitência é recordado pela liturgia: as vestes e os paramentos usados são da cor roxa (no quarto domingo da Quaresma, pode-se usar o rosa, representando a alegria pela proximidade do término da tristeza, pela Páscoa); o Glória não é cantado ou rezado; a aclamação do “Aleluia” também não é feita; não se enfeitam os templos com flores; o uso de instrumentos musicais torna-se moderado.

A quaresma deve ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola. É tempo para se meditar, profundamente, a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos e fazer reflexões sobre nossas vidas, fortalecendo, assim, o nosso o espírito.